Aerolevantamento

image1
image0
image1
image0

O aerolevantamento com drones, também conhecido como fotogrametria aérea ou mapeamento aéreo, é uma técnica que utiliza drones equipados com câmeras e sensores para capturar imagens do solo a partir de uma perspectiva aérea. Essas imagens são processadas e convertidas em dados georreferenciados, permitindo a criação de mapas, modelos 3D e análises espaciais.

O principal produto do aerolevantamento é a imagem ortomosaiaca, a imagem é produzida com a junção de centenas e às vezes até milhares de imagens aéreas, processadas por softwares especializados. Através de algoritmos estes softwares fazem a junção e planificação das imagens, produzindo uma imagem ampla com precisão nas dimensões e resoluções de Centímetros em imagens de até 100Ha. Estas imagens são empregadas em projetos nos mais variados segmentos de engenharia e áreas técnicas, pois trazem imagens atualizadas e com segurança quanto as dimensões e medidas.

A produção de Modelos 3D e Nuvens de Pontos através dos softwares de Mapeamento, possibilitam a vivência e experiência imersiva dos projetos em ambientes 3D. Dados e informações de alturas e perfis de elevação ficam disponíveis e a coloração RGB obtidas das imagens trazem o colorido real dos ambientes.

O aerolevantamento com drones pode ser aplicado em diversas áreas, tais como:

  • Agricultura: monitoramento de cultivos, detecção de doenças e pragas, gestão de irrigação, contagem de plantas, entre outros.
  • Construção e engenharia civil: Locações e inspeções de obras, monitoramento de progresso, levantamento topográfico, mapeamento de áreas de construção.
  • Meio ambiente e conservação: Monitoramento de áreas protegidas, identificação de desmatamento, mapeamento de áreas de risco, estudos de biodiversidade.
  • Energia: Inspeção de infraestruturas de energia com imagens RGB e imagens térmicas (Subestações, linhas de transmissões, seccionamentos, placas solares e turbinas eólicas) , mapeamento de áreas para parques eólicos e solares, mapeamentos de redes de transmissão.
  • Geologia e mineração: mapeamento de áreas de mineração, identificação de jazidas minerais, levantamento topográfico de grandes áreas, medição e quantificação volumétricas.
  • Infraestrutura urbana: planejamento urbano, monitoramento de obras públicas, mapeamento de áreas urbanas, projetos e execuções de loteamentos, rodovias e intercções, pontes e viadutos, inspeção de estruturas e mapeamentos para zoneamentos urbanos e demais mapeamentos fundiários.
  • Monitoramento de desastres naturais: mapeamento de áreas afetadas por enchentes, terremotos, deslizamentos de terra.
× Como posso te ajudar? Available from 00:00 to 23:59 Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday